quinta-feira, junho 24, 2010

2010 - Ano da Biodiversidade


Bom dia!!!

Ultimamente temos ouvido falar muito sobre Biodiversidade,você sabe o que quer dizer essa palavra,do que se trata? Ou apenas acha uma palavra bonitinha e difícil de ser pronunciada?

Biodiversidade é a diversidade da natureza viva, ou seja, a variedade de espécies animais, vegetais,fungos e micro-organismos encontradas em uma determinada região.



2010 foi declarado pelas Nações Unidas como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade, tendo sido delineado várias atividades a serem desenvolvidas em todos os países do mundo e o Brasil não ficou de fora de luta,com o intuito de proteger essa riqueza natural insubstituível e reduzir a perda da biodiversidade.

Várias espécies estão ameaçadas pela extinção,pela perda do habitat,pela caça e pelas mudanças climáticas,se faz a cada dia necessário medidas de conservação dessas espécies. O Brasil é o primeiro país em diversidade do mundo.



A Onça é o animal brasileiro ameaçado de extinção. É uma prioridade o ano da Biodiversidade.


O Tigre é um dos animais mais ameaçados no mundo.



O Ministério do Ambiente admite que são cerca de 400 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Sete pelo menos já são consideradas extintas,exemplo delas a arara-azul-pequena.



Você deve estar se perguntando o que eu posso fazer para colaborar com essa ação,já que não caço animais, não faço desmatamento,como posso ajudar? Existem ações do dia a dia que você já estará colaborando muito com essa campanha.

Não compre lembranças que tenha sua matéria prima retirada de animais,árvores,como pele,osso,carapaça,bicos e patas de algumas espécies ou de madeiras.Pergunte sempre qual o material utilizado e se ainda assim ficar na dúvida não compre.
Compre madeira e produtos originados da madeira de fonte legítima e sustentável.Pergunte de onde vem a madeira de sua mobília,com isso pode deter serras elétricas e forçar os fornecedores a fazerem do jeito correto.
Reduza o consumo de papel,use apenas papel reciclado.O papel reciclado,poupa em 100% cerca de 24 árvores por tonelada de papel.


Um dos fatores que também colabora com essa extinção é a poluição.As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição "Eu não sou uma sacola de plástico" viraram febre. Aqui no Brasil muitas lojas e supermecados já adotaram essa prática.




Então se você gosta de levar dezenas de sacolas para casa apenas para usa-las como saco de lixo, lembre-se que dessa forma você está contibuindo com a poluíção que é uma das causas da extinção.



Modelos,atores,atrizes estão empenhados nessa luta,e você vai ficar fora dessa? Vamos fazer a nossa parte,existem várias campanhas que você pode estar procurando maiores informações e assim colaborando com na manutenção da Biodiversidade, protejendo o nosso Meio Ambiente.

Abaixo temos fotos de algumas espécies ameaçadas de extinção:














Eu estou fazendo a minha parte divulgando também essa informação aqui no Blog e você já fez a sua?

Beijinhos :)******

0 comentários:

Pessoas Lindas!!!

Me Encontre Aqui...

Twitter Facebook

Pesquisar este blog

Arquivo


Clique e Visite
 

Salada Mista Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada