segunda-feira, maio 31, 2010

TPM




Brincadeiras à parte, agora vou falar um pouco mais sério sobre o assunto para quem se interessar. É um tema bem extenso, mas para quem ainda tem dúvidas vale se informar... é um pouco grande mas para quem sofre com esse mal, ou convive com alguém que vira e mexe está com TPM, vale perder uns minutinhos e dá uma lida sobre o assunto.

As mulheres sabem muito bem o que esta sigla pode significar.

Você acha que os maridos, namorados e amigos deveriam ser mais compreensivos, especialmente nesses dias?

Basta passar um dia mais nervoso e ficar mais apreensiva com os outros, que os familiares e colegas já soltam aquela velha piadinha: "Você está naqueles dias, né?".

Essa frase deixa você ainda mais furiosa e o importante nessas horas é respirar fundo e começar a reparar, pois você pode realmente estar sofrendo de tensão pré-menstrual.

Quais são os sintomas ?

Os sintomas da TPM são especialmente individuais, isto é, podem variar muito de mulher para mulher. Os mais comuns são divididos em emocionais e físicos.


» Sintomas emocionais: afetam principalmente o psicológico do paciente – ansiedade, agressividade, irritabilidade, tensão nervosa, aumento de apetite, choro fácil, depressão e desânimo.



» Sintomas físicos: ligados principalmente às dores – de cabeça e mamárias, problemas de pele, retenção hídrica, ganho de peso.


Quais são os tipos de TPM ?

É importante saber que os sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em combinação variável: Os quatro tipos comuns de TPM são:

» TPM do Tipo A – O sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar “no limite”.

» TPM do Tipo H – prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.

» TPM do Tipo C – a cefaléia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).

» TPM do Tipo D – a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento.



Apesar desses critérios, grande maioria das mulheres que experimentam algum tipo de mal estar durante o período pré-menstrual, embora não sejam rigidamente classificadas como portadoras de Síndrome Pré-Menstrual, podem ser abordadas como portadoras de Tensão Pré-Menstrual sob o ponto de vista clínico e terapêutico.

Algumas dicas para o tratamento da TPM:

» Medicamentos fitoterápicos: o ácido gamalinolênico, substância encontrada no óleo da semente da Borragem (borago officinalis), oferece grande ajuda neste processo. O GLA pode ser indicado para todos os sintomas da TPM. Além disso, ele age diretamente na causa do problema, ao invés de tratar as conseqüências, como a maioria dos medicamentos existentes no mercado.

» Vitaminas: a vitamina A e B6 (peixe, frango, fígado, ovos, cereais integrais, soja, amendoim, nozes, banana, etc) quando introduzidas na alimentação, podem ajudar no processo.

» Dieta: É aconselhado diminuir a ingestão de gorduras, sal, açúcar, álcool e cafeína. Uma dieta rica em proteínas e vitaminas, e alimentos com boas fontes de cálcio (leite e iogurte) e magnésio (espinafre) também podem ajudar no tratamento; evite o fumo. Um tipo especial de gordura é extremamente útil - o ácido cislinolênico - encontrado em alguns óleos, especialmente o de girassol. As verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos.

» Atividades físicas: o programa de exercícios aeróbicos é considerado um excelente tratamento, pois proporciona modulação hormonal além de estimular a produção de endorfinas (substâncias responsáveis pela sensação de bem estar).

» Anticoncepcionais: a TPM está ligada à ovulação, por isso alguns médicos indicam o uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Essa medida merece uma boa avaliação.

» Antidepressivos: nos casos mais graves pode ser indicada uma medicação mais específica. Essa medicação é indicada somente em quando a paciente apresenta graves alterações de comportamento. Porém, essas drogas tratam das conseqüências geradas pela TPM, além dos inúmeros efeitos colaterais.

» Hormônios: os implantes de hormônio são uma novidade nesta área. Eles funcionam como contraceptivos e podem ser indicados. Tem uma substância com atividade progestogênica. Esse implante promove a liberação da substância hormonal de forma contínua, podendo ser retirado a qualquer momento, caso a paciente deseje retirá-lo ou apresente inconvenientes durante o uso. A desvantagem da reposição hormonal é o custo alto. Esse tratamento é novo, assim não se sabem os efeitos colaterais a longo prazo.

» Terapias alternativas: a acupuntura, a aromaterapia, a homeopatia e as massagens também têm sido propostas para aliviar os sintomas físicos e psicológicos da síndrome pré-menstrual.

Conclusão: a TPM não é uma doença e o mais importante é que ela pode ser tratada naturalmente. O caminho mais aconselhado é procurar um médico. E para os homens de plantão, um aviso: entenda as mulheres, pelo menos nesses dias especiais.

Beijos e Tenham todas um Lindo dia, sem TPM!!!

2 comentários:

SaM disse...

arff, nem me fale em TPM...
eu tenho..a Tipo A misturada com a tipo D.. rsrrs
viro uma monstrinha,me irrito com o mundo..mas se alguem fala A eu choro.. :(
huaahuuha.. é horrivel.
preciso de fazer terapia nesses dias.. sao os 4 dias do mes mais tensos qe uma mulher pode ter.

Bjao xuxuaaa!!!!

Eloá Marques on 17 de out. de 2010, 23:05:00 disse...

Sam você tem quase todo o alfabeto,rs...eu também não fico atrás,estou em uma fase que dá para acrescentar as letras y e w,rs...ô fase terrível e mal compreendida por muitos.

Bora fazer terapia juntas?rs

Beijinhos xuxua :)******

Pessoas Lindas!!!

Me Encontre Aqui...

Twitter Facebook

Pesquisar este blog

Arquivo


Clique e Visite
 

Salada Mista Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada