sábado, dezembro 04, 2010

Seus Filho Sabem os Telefones de Emergência?


Olá boa tarde a todos!!!

Diante de tantos acontecimentos,tanta violência contra as nossas crianças,parei e me fiz essa pergunta: Será que meus filhos saberiam para aonde ligar em uma situação de perigo?

Todos presenciaram o caso daquela pequena de apenas 8 anos que foi sequestrada,encarcerada e violentada...uma criança,inocente e indefesa...que foi salva graças a uma ligação que ela fez para a polícia dando todas as informações necessárias para que providenciassem seu resgate.

Em algumas das vezes em que reprisava a reportagem na tv, meus dois filhos de 10 e 7 anos estavam na sala...e eu chamei a atenção deles para a reportagem,de como a menina foi corajosa e esperta ao ponto de ligar para polícia e pedir socorro...os dois prestavam atenção,atentos,curiosos,e fazendo várias perguntas: Quem foi? Como Foi? O que fizeram com ela e por aí vai.

Nesse exato momento perguntei a eles: Meus filhos,Deus os livre desse mal...mas caso acontecesse algo parecido com vocês,saberiam para aonde ligar? Sabem o tel da polícia? O mais velho que é metido a sabe tudo,porém super desligado...apesar de ser muito esperto,disse: Eu sei,é o 100...não acho que esse é dos bombeiros,é o 193...ah,sei lá me confundi. E o menor de 7 anos atento sem saber ao certo qual era,mas mostrando preocupação em aprender o mais rápido possível,ficou calado...daí eu tive a certeza,é meus filhos que são tão espertos e inteligentes não sabem o tel da polícia caso precisem um dia.


Brinquei com o mais velho,meu fiho...você tem saber esses telefones para em uma emergência saber pedir socorro,nem o daqui de casa você sabe...aí ele prontamente respondeu: Sei sim,é o número tal tal tal...tem razão esse era o nosso número há um ano atrás quando morávamos em outra cidade,hoje esse tel pertence a sua avó,e em uma emergência ela estando longe não poderá fazer nada por você.

É o nosso papel como pais e responsáveis de passar para eles soluções práticas quee poderão impedir danos futuros.

Sei que a conversa desenrolou,falei os números para eles...acho que não guardaram,mas vou deixar anotado em letras grandes e coloridas para que memorizem e façam uso se necessário.

Sempre converso com eles,de como o mundo está violento...que devem sempre orar e pedir a Deus para os guardarem quando vão para escola,ou para qualquer outro lugar. Digo para não confiarem em ninguém,não aceitar nada de estranhos e muitas das vezes nem de conhecidos sem antes me informarem. Crio meus filhos como crianças normais que são, vão para a escola de van,brincam algumas vezes de bola na rua vizinha,comecei a deixar o mais velho ir para o futsal sozinho,já que o ginásio fica uma rua próxima a minha...sempre orientando para não falar com ninguém na rua,na aceitar carona e nem parar próximo a portas de carro para dar alguma informação...e ele diz: Eu sei mãe,já estou grandinho.
Para mim eles serão eternas crianças,e o que eu e o pai pudermos fazer para preservá-los desse mundo faremos...e quando digo a eles para não aceitarem nada de estranhos,parar na rua para falar com desconhecidos,frizo bem...meus filhos até com conhecidos,nada de ficar enfiados na casa de vizinhos (apesar de ter vizinhos ótimos),amiguinhos maiores que chamam para brincar em lugares escondidos...banheiros da escola e do ginásio,ir somente em último caso,se for olhar antes para ver se tem algum adulto dentro...ah mãe mas é a tia que fica,ou o tio...infelizmente é o trabalho deles ficar no banheiro mas digo que não podem confiar apenas porque é tio ou tia,e eles ficam da porta para fora,os dois são grandinhos e não precisam de ajuda no banheiro.

Quando falo em não confiar até mesmo em conhecidos...aí eles sempre perguntam: E no meu avô? E na minha avó? E meus tios? Aff, que pergunta difíicil, explico a eles que essas pessoas os amam,são queridas por nós e cuidam muito bem deles...mas quando eles assistem na tv que a própria prima entregou a menina para um bandido,covarde para ser maltratada,violentada e depois vendida...o que falar nessa situação? Era prima,e aí? Nem por isso ela teve dó de sua priminha e se preocupou com o sofrimento de sua família.

Complicadíssimo e polêmico esse assunto não é mesmo? Pleno sábado e eu aqui falando em violência mais uma vez,me desculpem,mas é que sei que como eu existem pais,avós,tios e primos chocados com isso tudo...e precisamos nos atentar para essas coisas,não crio meus filhos em uma redoma de vidro,muito pelo contrário,se os conhecerem saberão que são uns moleques que gostam de correr,bagunçar e jogar bola como toda criança nessa fase,mas precisam saber que a violência a cada dia está se aproximando de nossas casas,e que só Deus para os guardar todos os dias,por isso que os ensino a orar e buscar a Deus pois somente Ele poderá nos livrar de todo mal que está em nossa volta e para que eles também saibam se defender e tenham a sabedoria necessária para sair de uma situação de aflição e complicada caso algum dia  possam passar.

E aí,seus filhos,netos,sobrinhos,priminhos,afilhados,sabem para aonde ligar em uma situação de emergência?

Pois bem,se não sabem é bom que digam a eles a importância desses números que podem salvar vidas.

Bombeiros 193



Polícia 190


Ambulância 192


Defesa Civil 199


São números fáceis que toda criança consegue guardar,e também anotem o tel de casa para que eles não saiam sem ele,até o dia que gravem e não precisem mais carregar papel.
 
Existem vários outros números de utilidades públicas que são super necessários,mas os citados acima são primordiais...caso queiram mais alguns números,aqui tem uma Listagem de Números de serviços,emergências,hospitais,aeroportos,rodoviárias, no Rio de Janeiro.
 
Meninas,me desculpem...esse post seria um post bem alegre e colorido sobre meu esmalte do fim de semana,mas estava com esse post entalado aqui nos dedos...espero que seja de utilidade para algumas pessoas.
 
Para essa menininha deixo muitos beijos e peço a Deus que apague todo esse sofrimento de sua mente,que ela cresça uma menina saudável e feliz,e que jamais perca a inocência a pureza de uma criança...e que também tire a tristeza e a mágoa do coração de sua mãe...para que juntas possam ser uma família unida e feliz sem as sequelas da violência.
 
 
Tenham todos um Lindo Sábado!!!
 
Beijinhos e se der volto logo mais com um post mais alegre :)******

18 comentários:

HSS on 4 de dez. de 2010, 16:20:00 disse...

Você está coberta de razão, as crianças devem saber todos esses números.
Parabéns por ensinar isso a seus filhos e diga a eles para avisarem aos amiguinhos para fazerem o mesmo, e você na próxima reunião de pais levante a questão, vai ajudar e muito!!!!
bjs e bom fim de semana
http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

SIL on 4 de dez. de 2010, 16:27:00 disse...

...EU SEI...EU SEI.....QDO ACONTECE UMA COISA ASSIM., E DEVE ACONTECER TODO DIA., PORÉM NÃO É DIVULGADO...


AGORINHA MESMO VIM DO CURSO E FUI LEVAR A MINHA CAMILA ( ELA AINDA TEM 10 ANOS!! FARÁ 11 ANOS DIA 17 DE DEZEMBRO AGORA) NO SHOPPING ASSISTIR UM FILME COM UMA COLEGUINHA ( TÔ DEIXANDO)....

SAIU TODA SALTITANTE COM A BOLSINHA QUE EU COMPREI DA A.HICKEMAN...E......SEM NADA DENTRO..


cAMILA CADÊ SUA CARTEIRA??? CADÊ O DOCUMENTO?? E SE VC DESMAIA ..SEI LÁ., QUASE SURTEI DENTRO DO CARRO...

NAS COISAS DA ESCOLA TODAS TEM ANOTADO PARA EMERGÊNCIA...HOSPITAL E FONE DOS PARENTES P´ROXIMOS...


"FAÇA ISSO O ANO QUE VEM""" NÃO DEIXE SÓ PRA ELES LEMBRAREM....MARQUE VOCÊ LÁ DENTRO NA AGÊNDA., OU DENTRO DO ESTOJO., NA CAPA DO CADERNO ETC....O FONE DAS PESSOAS QUE ELES PODEM CONTAR CASO NÃO ENCONTRE VC...


bEM...EU COMO MÃE DE MENINA....SEMPRE PENSEI QUE TERIA QUE TOMAR CUIDADO POR SER A MENININHA PERSEGUIDA DESDE PEQUENA., MOCINHA ETC...

MAS HOJE EM DIA...NÃO TEM ESSA....A VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS É TÃO GRDE COMO QTA MENINAS..E TODO CUIDADO É POUCO....A GENTE SABE DA GENTE ~´E NÃO....DOS OUTROS....


bEIJOS

Eliane Moreira on 4 de dez. de 2010, 18:01:00 disse...

Amiga querida já acabou as pinturas da casa,ficou bonita....

Flor seu post é fantástico,nada como uma mãe mesmo dando esse alerta,não tenho filho mas acredita que morro de medo de ter porque fico pensando no futuro dos bichinhos,é tanta coisa ruim,fazer o que né.

Amei seu post.

Beijos e Bom Domingo com sua familía.

Stéphanie on 4 de dez. de 2010, 18:06:00 disse...

Nossa super importante mesmo, não tenho filhos, mas é sempre bom lembrar quem tem, não custa nada prevenir e tomar alguns cuidados..

beijão.

Margareth Gervason on 4 de dez. de 2010, 20:53:00 disse...

Sabe que este drama não me saiu da cabeça estes ultimos dias.
Quanta tristeza, a vozinha dela falando: "Tia eu não aguento mais"...foi horrivel!

Tudo tem que ser falado em casa mesmo, não em alardes mas explicado e orientado!

beijos coloridos!

Eloá Marques on 5 de dez. de 2010, 01:03:00 disse...

HSS...

Você tem razão lindona,é bom repassar para que todos os pais se atentem para necessidade de mostrar aos seus filhos a realidade desse mundo e a importancia de saberem se defender quando surgirem situações ameaçadoras.

Beijinhos :)******

Eloá Marques on 5 de dez. de 2010, 01:12:00 disse...

Sil...

A sua filhota é apenas 3 meses mais velha que o meu...ele também se sente todo todo quando tem a oportunidade de sar com um coleguinha.

É verdade lindona,não dá para sair sem documentação e telefones úteis...ah,rs...e ela toda serelepe nem se ligou que a bolsa nova estava vazia de tão feliz que estava.

Isso, na escola eles tem nossos tels e cels...a minha preocupação maior é na rua se for preciso,tenho que acabar anotando na roupa deles,porque são tão desligados que perdem tudo.

Mas a criação dos filhos acho que é independente do sexo,é complicado da mesma forma...temos que cuidar dos nossos e zelar por eles.

Beijinhos lindona :)******

Eloá Marques on 5 de dez. de 2010, 01:22:00 disse...

Li...

Está a passos curtos a pintura aqui,rs...tenho que esperar o maridão ter mais uma folga e vamos para o quarto.
A sala ficou pronta,gostei muito...falta apenas alguns itens para decorar,mas acho que vou postar uma foto para vocês verem como ficou.

É verdade Eli...muitas pessoas não tem filhos pelo receio de criá-los nesse mundo que vai de mal a pior...mas é um milagre tão lindo dar vida a um ser,no meu caso foram três,rs...que você tira forças e coragem não se sabe de onde para criá-los e educá-los...na verdade essa força e sabedoria quem nos dá é Deus.
O dia que tiver uma Lisinha vai ver como é maravilhoso.

Beijinhos Lindona :)******

Eloá Marques on 5 de dez. de 2010, 01:25:00 disse...

paraiso...

É sim,mesmo quem não tem filhos,tem sempre uma criança próxima na família que deve ser alertada e orientada.

Beijinhos :)******

Eloá Marques on 5 de dez. de 2010, 01:30:00 disse...

Margareth...

Nem me fale,esse pedido de socorro ecoa nos meus ouvidos até agora...que sofrimento ela estava passando a ponto de não suportar mais...muito triste.

Graças a Deus ela foi esperta,e encontrou do outro lado da linha alguém que pode ajudá-la.

É sim,não devemos amendrontar nossas crianças,mas elas tem que saber que esse mundo não está para brincadeira...e precisam ficar sempre alertas e atentas.

Bom Domingo Lindona!!!

Beijinhos :)******

Nah..s2..Zeh on 5 de dez. de 2010, 18:30:00 disse...

ahuahuahauhuaa....

também tenho que guardar... só sei o 190!!!!

ótimo postt... ;P

Bjosss~***

Nah =^.^=
www.vaidadesutil.blogspot.com

Making Of on 5 de dez. de 2010, 21:21:00 disse...

É tão triste isso neh Lô..é o reflexo da sociedade em que vivemos, chegar ao ponto de ter que ensinar filhos a se defenderem em caso de sequestro e abusos...muito triste mas nescessário, ensine-os msm lindona...faça decorar, oriente como sobreviver nessa selva... um beijo linda!

Eloá Marques on 6 de dez. de 2010, 01:32:00 disse...

Nah...

Então mocinha,trate de colocar a cachola para funcionar e guardar mais uns três que também são super importantes,rs.

Beijinhos linda :)******

Eloá Marques on 6 de dez. de 2010, 02:01:00 disse...

Carol (Making Of)...

É sim lindona,a que ponto chegamos...não devemos apavorar as crianças,mas elas precisam mesmo saber como está o mundo que vivemos hoje,e que não devem confiar em pessoas que não sejam parentes próximos,ou amigos muito bem chegados...e precisam mesmo ter a mão telefones que poderão fazer contatos com pessoas capacitadas a lhes ajudar.

Aqui em casa estou fazendo a minha parte...mas é necessário que todos os pais ou responsáveis tomem ciência e façam o mesmo com suas crianças para que elas aprendam desde já se defender desse mundo mal.

Obrigada pela participação com seus comentários aqui no blog.

Beijinhos :)******

Beijinhos :)******

Patricia Leite!! on 6 de dez. de 2010, 19:55:00 disse...

Oi amore, vc está certíssima, é nosso papel orientar nossos filhotes, ensina-los a se defender desse mundo louco, nós sabemos que nosso Deus os guarda,mas nosso papel tem que ser feito!bjos mil

Eloá Marques on 7 de dez. de 2010, 00:41:00 disse...

Paty...
Lindona,saudades...com certeza,Deus está sempre ao lado deles os guardando e a nossa parte é orientá-los e ensiná-los o caminho certo em que devem andar.

To curiosa para ver seu novo visú...pela foto ta lindona.


Beijinhos :)******

Mari - Ponto Cor de Rosa on 8 de dez. de 2010, 00:50:00 disse...

Não tenho filhos mas esta orientação é muito importante. Eles precisam ser mais conscientes pois nosso muito está evoluindo a cada geração...
Bjokas!
http://pontocorderosa.blogspot.com/

Eloá Marques on 8 de dez. de 2010, 15:35:00 disse...

Mari...

É verdade lindona,esse alerta serve para todos..e daí um passa para o outro.
Não podemos nos descuidar com nossas crianças,a cada dia o mundo vai de mal a pior com pessoas más,e infelizmente não vem escrito na testa: Sou perigoso ...e daí as pessoas só vão saber depois que acontece o pior.

Beijinhos :)******

Pessoas Lindas!!!

Me Encontre Aqui...

Twitter Facebook

Pesquisar este blog

Arquivo


Clique e Visite
 

Salada Mista Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada